Programa Alimento Seguro

alimento seguro 

Alimentos seguros são os produtos obtidos, conservados, transportados, transformados, expostos à venda ou consumo e preparados em condições que garantam o controle de perigos e agentes de doenças ao homem. São alimentos que não apresentam riscos de causar danos à saúde do consumidor. A partir desta necessidade, de tornar as empresas ligadas a alimentação em Marau mais seguras perante ao consumidor, surgiu em 2017, o Programa Alimento Seguro que conta com palestras orientativas ministradas por profissionais que atuam da área de fiscalização e controle de qualidade, de forma voluntária, sob a coordenação da ACIM , apoio técnico da BRF e CISPOA – Serviço de Inspeção Estadual e apoio da Prefeitura Municipal de Marau. O programa promove capacitações e consultoria para todos os envolvidos direta ou indiretamente na comercialização, manipulação, produção ou fornecimento de alimentos à população de Marau e região com o objetivo de buscar excelência, qualidade e benefícios para empresas e consumidores.

Quais são BENEFÍCIOS das empresas que participam do Programa?

  • Garantia de estar comprando um alimento de um estabelecimento padrão;
  • Credibilidade para o consumidor: qualidade assegurada nos produtos daquele estabelecimento;
  • Aumento da confiança dos clientes e consumidores;
  • Diferencial para Marau: programa dá visibilidade ao estabelecimento e informação ao consumidor.

As empresas que aderem ao programa, participam de módulos de capacitação consultoria para os envolvidos na comercialização, na manipulação, na produção ou no fornecimento de alimentos à população de Marau e região. Competências a serem trabalhadas: Conhecimento teórico e prático dos temas abordados, responsabilidades dos estabelecimentos fornecedores de alimentos e da indústria de produtos de origem animal.

Deste programa podem participar: Açougues, Mercados, Padarias e Serviços de alimentação, associados ou não da ACIM. A conquista do selo de qualidade PROGRAMA ALIMENTO SEGURO se dá após a participação em todos os módulos e avaliação final.

Qualidade assegurada e credibilidade perante ao consumidor são os objetivos do PROGRAMA ALIMENTO SEGURO.

INDICADORES DO PROGRAMA ALIMENTO SEGURO ATÉ 23.11. 2017

Capacitações/Palestras: 28

Profissionais capacitados: 1.253

Aqui você encontra também leis e diretrizes que normatizam as boas práticas na indústria e comércio de alimentos. Esses conhecimentos poderão ser adquiridos com a adesão ao Programa Alimento Seguro.