Este é o posicionamento da ACIM sobre o Coronavírus

A ACIM é integrante do comitê de Gerenciamento de Crise, criado junto ao poder público, Prefeitura Municipal de Marau, para atuar nas decisões de tudo aquilo que estiver relacionado à prevenção e combate do Coronavírus.

Nesta manhã (18/03/2020) o presidente da ACIM, Gustavo Ferreira, prestou entrevistas para veículos de comunicação da cidade, com o objetivo de esclarecer o posicionamento da entidade acerca da situação deste vírus.

Se posiciona, portanto, a ACIM, promotora do combate e prevenção do COVID-19, dentro e fora das empresas.

A ACIM orienta que associados, em debate com seus departamentos jurídicos, contábeis, empresas de assessoria e de segurança do trabalho, adotem medidas para preservar a saúde dos colaboradores e, simultaneamente, a saúde financeira das empresas.

Gustavo Ferreira orienta que o combate e a prevenção do COVID-19, bem como a preservação da saúde, pode se dar através do acesso à informação sobre hábitos para prevenção ao contágio, orientações sobre sintomas, exames e demais orientações dos órgãos competentes.

Outra orientação é que as empresas devem reavaliar a maneira de se integrar e interagir com seus colaboradores, promovendo diálogos de curta duração durante os expedientes de trabalho para manter uma atitude consciente de suas equipes e clientes, se possível convidando Profissionais de Saúde para elevar a credibilidade das informações repassadas.

É de extrema importância compreender que cada Empresa tem suas peculiaridades e realidades. Cabe a cada uma se posicionar com autonomia, liberdade e princialmente, responsabilidade com suas equipe, seus clientes e com a sustentabilidade e a competitividade dos negócios, evitando danos econômicos, legais, o fechamento das empresas assim como a demissão de colaboradores.

Fortalecemos que caso o Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal tomem medidas direcionadas às empresas, as mesmas, assim como a ACIM enquanto entidade, deverão acatar a decisão e contribuir para o bem comum da sociedade.